PLANTAS EXÓTICAS
ㅤㅤInteressante que quando se considera uma planta ornamental exótica, isto pode ser por dois motivos, relacionados aos diferentes usos do termo em si:
- O primeiro e que está diretamente ligado ao uso botânico do termo, faz referência àquelas plantas que não são naturais ou nativas do país em que estão sendo cultivadas. Desta forma é certo, porém estranho dizer, que o pinheiro americano é uma espécie exótica; não por suas características (que são bem comuns para uma árvore), mas pelo fato de ser uma planta nativa dos EUA que originalmente não faz parte da flora brasileira.
- O segundo e que tem relação com o significado mais comum de “exótico” na cabeça das pessoas, refere-se àquelas plantas que tem características fora do comum ou padrões estéticos tão diferenciados que às vezes podem, por alguns, ser consideradas como plantas “bizarras” ou “feias”.
ㅤㅤGeralmente o que faz com que uma planta ganhe o status de exótica tem a ver diretamente com o local de origem da espécie; porque quando submetidas a condições climáticas ou adversidades naturais radicais as plantas moldam seu “corpo” em resposta a estes fatores, e quase sempre desafios extremos geram respostas à altura.
ㅤㅤNos continentes os locais que tem maior abundância de plantas com formato exótico, geralmente são os desertos e os campos semi-áridos, pois aí as plantas desenvolveram intrincadas formas de captação e estocagem de água, exemplos são os cactos, as plantas suculentas, e a pata-de-elefante; todas plantas que possuem troncos dilatados, pele grossa e folhas reduzidas ou protegidas por camada cerosa. Nas áreas continentais, as florestas também são redutos de plantas exóticas, contudo aí, pela abundância de verde e folhas, as plantas buscam outras maneiras para destacar-se em meio ao denso dossel, produzindo as mais exóticas flores. Nas florestas tropicais principalmente encontramos flores com formas raras, orquídeas brancas que parecem borboletas, bananeiras que tem flores semelhantes aos bicos das aves, trepadeiras que apresentam cachos de flores vermelhos, amarelos e verde jade, cipós parasitas sem folhas que produzem flores gigantes com mais de 1 metro de diâmetro entre as folhas secas do chão.

ㅤㅤOs desertos e florestas continentais podem ser surpreendentes com a mostra de plantas que exibem, porém, nas ilhas isoladas em meio aos oceanos Pacífico e Índico, são os verdadeiros paraísos botânicos, onde qualquer um seja profissional ou amador tem o privilégio de vislumbrar as mais raras jóias vivas do mundo vegetal. Este fenômeno de grande concentração de espécies únicas e exóticas se deve ao isolamento das ilhas e ao tempo que as espécies tiveram para se especializar e ocupar variados nichos ecológicos.
ㅤㅤMadagascar, ilha a leste do continente africano é sem dúvida um dos locais do mundo que tem fornecido grande número de espécies exóticas para o uso paisagístico dentre as quais podem ser destacadas as palmeiras: Areca bambu (Dypsis lutescens) palmeira muito comum nos jardins brasileiros, Areca locuba (Dypsis madagascariensis) e Palmeira triangular (Dypsis decary) palmeiras de porte médio com belas folhas e troncos únicos. Também de Madagascar vem a bela Árvore do viajante (Ravenala madagascariensis) bananeira que cresce altiva com uma copa de folhas dispostas em leque, e o raro Paquipódio (Pachypodium lamerei) planta espinhosa parecida com um cacto em forma de candelabro que produz folhas como as da mangueira e flores brancas, perfumadas como as da gardênia.
ㅤㅤAs ilhas Havaianas, no Pacífico tropical, são outro local rico em espécies únicas de plantas sendo que recentemente foi introduzida no mercado a planta conhecida com o nome de “Hawalian palm” – Palmeira do Havaí – que de fato é uma planta da família da lobélia, porém com tronco suculento e flores em forma de trombeta.
ㅤㅤAs ilhas Seycelles, do Índico, são o lar de uma rara palmeira com bonitas folhas em leque – o Coqueiro de Cocos Gêmeos – planta detentora do Record mundial de maior e mais pesada semente do planeta com mais de 45cm de comprimento e 18kg de peso.
ㅤㅤDe modo geral podemos dizer que uma planta é exótica quando a sua forma, textura ou floração causa uma certa inquietação no observador, um sentimento de “isto é real?” São exemplares de grande magnetismo que tem fascinado o homem ao longo do tempo .
ㅤㅤNas composições paisagísticas de grande porte e mesmo em jardins domésticos, o uso de plantas exóticas é sempre um brinde ao espectador. Estes raros e belos espécimes tornam qualquer cenário mais rico e ainda contribuem para a manutenção e perpetuação de espécies e para a riqueza da biodiversidade.
ㅤㅤPara ter êxito no cultivo de uma planta exótica pesquise antes os requisitos quanto ao tipo de solo, iluminação, regas e adaptabilidade, assim a planta ficará mais feliz e desenvolvida.
ㅤㅤOutro ponto importante é a localização do exemplar, pois uma planta exótica geralmente tem um formato peculiar e escultórico, desta forma é preferível que fique em um ponto de destaque para que possa ser apreciada e sentida. Aos mais ousados fica a possibilidade de criar cenários únicos utilizando uma combinação de plantas exóticas de mesma natureza como os cactos e as plantas suculentas, a imaginação é a última fronteira.
